By Ricardo Mirandez

O rio Pavia, nasce na freguesia de Mundão a aproximadamente 480m de altitude.
Fruto do esforço da CM Viseu, hoje em dia, este património de todos os viseenses, já apresenta índices de recuperação ambiental bastante significativos.
Com a participação de todos, a continuidade deste riquíssimo ecossistema será mais fácil!!!
By Ricardo Mirandez
By Ricardo Mirandez
Na comemoração do Dia Internacional da Biodiversidade 22 Maio, vários elementos do curso de Educação Ambiental do Instituto Politécnico de Viseu, desenvolveram uma acção de monitorização da biodiversidade do Rio Pavia.
Acompanhados pelo monitor do Projecto Rios, Ricardo Mirandez, o grupo de trabalho desenvolveu uma metodologia de captura e identificação de macroinvertebrados, que posteriormente possibilita classificar a saúde do ecossistema ribeirinho.
Vídeo executado por: GREENVISION
By Ricardo Mirandez

As Nações Unidas declararam 2010 o Ano Internacional da Biodiversidade (AIB) para sensibilizar o público em geral para a perda da biodiversidade.
Ao longo do ano, decorrem inúmeras iniciativas em todo o planeta para disseminar informação, promover a protecção da biodiversidade e incentivar as organizações, instituições, empresas e indivíduos a intervir directamente para reduzir a perda constante da diversidade biológica.
Objectivo europeu de 2010 = STOP à perda de biodiversidade
O AIB está a ser comemorado à escala planetária através da organização de vários eventos, entre eles destaca-se:
- Dia Mundial da Biodiversidade: 22 de Maio;
- Conferência das partes da Convenção sobre a Diversidade Biológica: Outubro de 2010. As 190 partes que assinaram a convenção sobre a diversidade biológica (CDB) reúnem-se em Nagoya (Japão) para fazer o ponto de situação dos “Objectivos 2010”: reduzir significativamente a taxa de perda de biodiversidade até ao final deste ano.
As iniciativas de celebração da biodiversidade assentam nas seguintes premissas:
1 – O ser humano é parte integrante da imensa diversidade que caracteriza a natureza e tem o poder de a destruir ou de a proteger.
2 – A biodiversidade, a variedade da vida na Terra, é essencial para sustentar a teia da vida que torna possível ao ser humano uma existência em que é capaz de usufruir de saúde, de riqueza, de alimento, de combustíveis e de serviços dos quais dependem a sua vida.
3 – A actividade humana está a ter efeitos devastadores a grande velocidade na diversidade da vida na Terra.
Estas perdas são irreversíveis, empobrecem toda a humanidade e degradam os sistemas que suportam a vida, com os quais contamos todos os dias para sobreviver. Mas ainda estamos a tempo de inverter este ritmo.
4 – O Ano Internacional da Biodiversidade decorre agora, em 2010. É vital reflectir na capacidade que temos para proteger a biodiversidade e focar a urgência de atender a este desafio de que decorrerão efeitos inevitáveis no porvir. O tempo de agir é agora.
O que é a biodiversidade?
A biodiversidade é todo o conjunto de seres vivos presentes no planeta. Eles fornecem alimentos, medicamentos, madeira e combustível. Desempenham um papel vital na purificação do ar, conservação do solo e estabilização do clima. A biodiversidade é a base de muitas indústrias, da agricultura e do eco turismo.• A biodiversidade é o tecido vivo do nosso planeta.
• A biodiversidade - ou diversidade biológica - é definida como a diversidade genética, a diversidade das espécies e a diversidade dos habitats.
Mais concretamente, a biodiversidade engloba:
Todos os ambienteis naturais e formas de vida (plantas animais, fungos, bactérias, vírus);
Todas as relações e interacções, em primeiro lugar entre os organismos vivos, e a sua relação com o ambiente.
O conceito de biodiversidade é complexo porque tem três níveis inter-relacionados:
• Diversidade de ecossistemas
• Diversidade de espécies
• Diversidade genética.
Sobrevivência da espécie humana
Estima-se que existirão entre 5 a 100 milhões de espécies, mas destas apenas estão identificadas aproximadamente 1,8 milhões.
Assistimos actualmente a uma perda constante de biodiversidade com profundas consequências para o mundo natural e o bem-estar humano.
As Nações Unidas estimam que o ritmo das extinções é cerca de mil vezes superior ao ritmo que seria natural.
As principais causas da diminuição da biodiversidade são as alterações nos habitats naturais, resultantes dos sistemas intensivos da produção agrícola, da construção, da exploração de pedreiras, da sobrexploração das florestas, oceanos, rios, lagos e solos, da introdução espécies alóctones invasivas, da poluição e, cada vez mais, das alterações climáticas globais.
A Biodiversidade tem um valor económico imensurável, é fundamental para os "serviços ecossistémicos", ou seja, para os serviços que a natureza fornece: regulação do clima, da água e do ar, fertilidade dos solos e produção de alimentos, combustível, fibras e medicamentos.
A Biodiversidade está ameaçada?
Actualmente estão ameaçados um em cada quatro mamíferos, uma em cada oito aves, um terço dos anfíbios e 70% das plantas (cerca de 100 espécies no total).Os defensores do meio ambiente têm a convicção que a prosperidade depende da preservação da biodiversidade.
Afirmam que ela propicia à sociedade os bens e serviços essenciais como a alimentação, a água potável, bem como os medicamentos.
Comemoração em Portugal
Em Portugal sucedem-se diversas iniciativas, sendo a Comissão de Coordenação Interministerial da Convenção da Diversidade Biológica, de que o ICNB é ponto-focal, a entidade responsável pelo processo relativo às comemorações em Portugal. A Comissão Nacional da UNESCO criou sob a sua égide o Comité Português para Biodiversidade com o objectivo de dinamizar o Ano Internacional da Biodiversidade.